Em parceria com a renomada empresa americana TURBOSMART, a FuelTech traz ao mercado brasileiro a linha de wastegates eletrônicas, uma novidade que irá revolucionar o gerenciamento da pressão de turbo em motores de alta performance.
A linha de wastegate eletrônicas da Turbosmart permite um controle preciso da pressão no coletor de admissão eliminando uma série de componentes necessários no sistema pneumático, que vão desde mangueiras e molas, até cilindro de CO2. O controle antes pneumático passa a funcionar de forma eletrônica com atuador elétrico.
Além de se tornar um sistema mais preciso, a wastegate eletrônica elimina as limitações existentes no sistema pneumático tradicional, tais como:
– Necessidade de sensor de pressão na cabeça da válvula;
– Existência de uma pressão mínima relacionada à mola da wastegate (troca de molas);
– Possíveis vazamentos pela membrana da válvula mecânica;
– Sistema de ar comprimido (Mangueiras, válvulas/injetores/solenoides, cilindro de Co2, etc.).
Dependendo da geometria do coletor de escapamento, o boost pode ser definido de pressão de turbo zero à “tudo que dá”, diretamente pela tela de sua injeção programável FuelTech PowerFT ou através do laptop, utilizando o software FTManager.
Modelos disponíveis :
HYPERGATE45: A eWG45 é a solução custo/benefício de 45mm das válvulas de alívio eletrônicas. Combinada com o gerenciamento da FuelTech é possível controlar a pressão da turbina com maior precisão sem a necessidade de mangueiras, molas e válvulas pneumáticas.
POWERGATE60: A eWG60 é a solução efetiva para válvulas de alívio eletrônicas de alta performance, com 60mm de diâmetro e alto fluxo, em conjunto com a tecnologia da linha PowerFT da FuelTech permite a configuração de diversos parâmetros da válvula, tornando o controle de pressão mais preciso se comparado às válvulas de controle pneumático.
Confira as perguntas mais frequentes sobre as wastegates eletrônicas
- A Wastegate Turbosmart vai servir no meu flange?
Sim, se você usa uma flange compatível com as válvulas de alívio TurboSmart de geração V, a nova E-gate vai servir perfeitamente, com a mesma montagem e orientação do flange. A carcaça do atuador elétrico é diferente das válvulas de acionamento pneumático, então é preciso verificar se há espaço no cofre do motor para a carcaça do atuador.
- Quão rápida é a Wastegate eletrônica da TurboSmart?
Muito rápida, 72mm por segundo, curso total pode ocorrer em 290ms.
- Que opções de mola eu posso usar?
Só uma opção: nenhuma. A E-Gate da TurboSmart é completamente ajustável sem a necessidade de mola. Podendo atuar sobre a pressão (boost) mesmo que com contra-pressão alta, e faz isso sem nenhuma mola. Nada para substituir, nunca. Conta também com um sistema chamado “zero-back-drive” de redução do consumo de energia elétrica.
- Posso usar uma eWG ao invés do meu sistema de ar comprimido (CO2)?
Sim você pode, de fato esta seria uma das situações em que a E-Gate seria ideal. Sem precisar de cilindro de pressão (garrafa), as linhas de ar e os solenoides (ou bicos injetores), substituindo tudo pela wastegate eletrônica.
- O que eu preciso para controlar a E-Gate?
- Eu posso girar a carcaça em relação ao flange?
Sim, o modo de construção modular da E-Gate permite girar livremente a carcaça em relação ao flange, aumentando as possibilidades de compatibilidade com o espaço disponível no cofre do motor.