Uma grande diferença entre um motor diesel com turbocompressor e um motor a gasolina tradicional é que, no diesel, o ar é comprimido antes do combustível ser injetado. É nesse momento que o turbocompressor se torna essencial para aumentar a potência e a eficiência do motor diesel.
O turbocompressor tem a função de comprimir mais ar que entra nos cilindros. Quando o ar é comprimido, as moléculas de oxigênio ficam mais próximas umas das outras, o que permite que se adicione mais combustível. Isso gera mais potência, sem precisar aumentar o tamanho do motor. Esse processo também melhora a eficiência da queima de combustível. Como resultado, um motor com turbocompressor pode ser menor, mais leve e mais econômico em termos de combustível.
Como funciona o turbocompressor?
O turbocompressor é formado por duas partes principais: a turbina e o compressor. A turbina tem a roda (1) e a carcaça (2). A carcaça direciona os gases de escape (3) para a roda da turbina. Esses gases, ao girar a roda, fazem com que o ar seja expelido pela saída de escape (4).
O compressor também tem duas partes: a roda (5) e a carcaça (6). A roda do compressor está ligada à turbina por um eixo de aço (7). Quando a turbina gira, a roda do compressor também gira, puxando o ar e comprimindo-o. A carcaça do compressor transforma o ar de alta velocidade e baixa pressão em um fluxo de ar mais denso e de menor velocidade, através de um processo chamado difusão. Esse ar comprimido (8) é então enviado para o motor, permitindo que mais combustível seja queimado e gerando mais potência.
Vídeo sobre como funciona um turbocompressor
Fonte: https://www.cummins.com/