Antes de substituir um turbocompressor , é importante realizar uma verificação completa de diagnóstico dos sistemas do motor. A falta de energia, operação ruidosa, fumaça excessiva ou consumo de óleo pode ser resultado de um sistema de injeção de combustível com defeito, filtro de ar bloqueado, sistema de exaustão danificado ou problema de lubrificação. Além disso, verifique a pressão do cárter do motor.
Para qualquer instalação turbo, as seguintes regras devem ser estritamente seguidas:
- Não altere nenhuma configuração ou calibração de um turbo – isso pode danificar o turbo ou o motor e anular a garantia.
- Para turbos VNT , não ajuste a posição mínima da aleta aberta em nenhuma circunstância – isso pode causar sérios danos ao turbo ou ao motor.
- Certifique-se de que as gaxetas corretas sejam usadas – o orifício central da gaxeta deve estar perfeitamente alinhado com o orifício central do flange de entrada de óleo turbo. Não recomendamos o uso de gaxetas ou vedantes líquidos principalmente na entrada ou saída do óleo, pois o excesso de material pode entrar no turbo, reduzindo ou interrompendo o fluxo de óleo. Para obter informações sobre óleo, torques e detalhes de instalação, consulte sempre os manuais do fabricante do motor ou do veículo para obter as informações corretas. Um turbo moderno é altamente sofisticado e funciona em alta velocidade – é importante que, durante todo o processo, você evite que sujeira ou detritos entrem em qualquer parte do turbo para evitar danos catastróficos.
- Use novos filtros de ar, óleo e combustível e limpe o óleo do motor de acordo com as especificações do motor ou do fabricante do veículo como parte da instalação de substituição do turbo. Ao instalar o novo filtro de óleo, se possível, encha-o com óleo de motor limpo e novo. Além disso, se estiver acessível, volte a encher a linha de pressão da bomba de óleo para o filtro. Isso é particularmente importante para motores de alta quilometragem, onde a linha de pressão do óleo pode esvaziar durante as trocas de óleo.
- Antes de instalar o turbo , primeiro certifique-se de que todas as mangueiras de ar conectadas ao turbo estão totalmente limpas e não mostram sinais de danos. Para turbos VNT com atuadores pneumáticos, verifique as mangueiras para a válvula de controle e também para o atuador. Para turbos VNT com atuadores eletrônicos, verifique se há danos no feixe da fiação do veículo e nos conectores, pois vazamentos de água ou fios quebrados são bastante comuns. Isso também se aplica a atuadores pneumáticos com conectores de sensor de posição. [somente no motor 1.6] Além disso, o filtro de ar e sua carcaça devem estar completamente limpos e livres de quaisquer detritos.
- Limpe o sistema de respiro do motor e certifique-se de que funciona corretamente de acordo com o manual do fabricante do motor ou do veículo.
- O manuseio cuidadoso do turbo é essencial – esteja ciente de que alguns são bastante pesados. A maneira correta de tirar o turbo da caixa é levantá-lo pelas extremidades. Pegá-lo pelo atuador, hastes ou mangueiras pode resultar em danos graves. Da mesma forma, permitir que o turbo role sobre uma bancada pode causar danos. A caixa de engrenagens dentro do atuador eletrônico pode ser danificada por qualquer impacto, portanto, cuidados adicionais devem ser tomados.
- Para turbos VNT com atuadores eletrônicos, evite o contato dos dedos com os pinos do conector o tempo todo.
- Verifique o número da peça para garantir que é o correto para o motor. Instalar o turbo incorreto em um motor pode danificar o turbo e / ou o motor e anulará a garantia.
*Procure um profissional para realizar a troca/manutenção do seu turbocompressor.
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Fonte: Garrett Motion / Como instalar uma Turbina