Tecnologia

Grafeno o que é e sua aplicação no setor automotivo – Inovação

Inovação – Grafeno o que é e sua aplicação no setor automotivo

O grafeno é o nano material queridinho do momento. Mais forte que diamante, é o material mais fino, flexível e resistente disponível no mercado atualmente.

Descoberto em meados de 2004, pelos físicos russos André Geim e Konstantin Novoselov, ganhou uma enorme repercussão, além de um vasto campo de pesquisas, pois suas características e propriedades são muito específicas e podem ser utilizadas em diversas áreas.

Além disso, possui um enorme potencial para revolucionar cada vez mais a tecnologia que conhecemos hoje em dia.

Esse nanomaterial é definido também como uma folha plana bidimensional de átomos de carbono densamente compactados e com a espessura de um único átomo.

Entre as principais características o grafeno, pode-se destacar a flexibilidade, a leveza, as ótimas propriedades térmicas e a durabilidade, é impermeável, translúcido, rígido, fino e possui condutividade elétrica.

Mas você sabe quais motivos o levam a ser tão visado e desejado por diversos setores econômicos, principalmente no setor automotivo?  Hoje, nós junto com a BoomaTech vamos te ajudar a entender!

O grafeno, em suas diversas caracterizações e formatos, auxilia na melhoria dos materiais aos quais ele é adicionado, atribuindo resistência mecânica, condutividade e melhorando características químicas e físicas do material.

Tratando do ramo automotivo as possibilidades de uso são intermináveis, confira algumas das principais:

Uso de grafeno em baterias:  você consegue imaginar uma bateria que carregue até 20 vezes mais rápido com uma vida útil 6 vezes maior? Pois é, as baterias lítio-grafeno nos proporcionam esses resultados e nos deixam cada vez mais próximos de viabilidade energética para projetos relacionados à motores híbridos e/ou elétricos;

Smart Materiais: a substituição de materiais estruturais pesados e ineficientes (metais, aços, ferros) por polímeros adicionados de grafeno. Isso nos proporciona menor peso no chassi e melhores propriedades mecânicas como resistência ao desgaste, tensão de ruptura e elasticidade e condutividade;

Revestimentos e tintas: são constantes as melhoras quando falamos em revestimentos e tintas para o mercado automotivo. Mas e se tivermos disponível um revestimento com grafeno? Isso nos proporciona maior resistência ao desgaste, menor atrito, melhores efeitos hidrofóbicos e menos marcas d’água. Maravilhoso, né?

Mas vem cá, estamos falando com um público que vive da paixão por turbocompressor…. e se a gente contar para vocês que os turbocompressores também têm excelentes perspectivas de uso de grafeno?

Muito em breve, em parceria com a Master Power Turbo, traremos mais novidades sobre isso! Estamos super ansiosos para revolucionarmos o mundo da performance e do automobilismo com muita inovação, criatividade e nanotecnologia, e aí, vem com a gente aprender sobre grafeno?

Por Isabella Borghetti – Diretora da empresa BoombaTech, acessem o site e conheçam mais do magnifico trabalho de toda equipe: Acessem o site www.boomatech.com.br e se inscrevam no instagram da Boomatech (@booma_tech).

Related Posts

Deixe um comentário