Curiosidade: Fatos sobre os Dragsters Top Fuel.

Curiosidade: Fatos sobre os Dragsters Top Fuel.

– Sob aceleração total, um motor de dragster consome cerca de 5,5 litros de nitrometano por segundo, a mesma taxa de consumo de combustível de um 747 totalmente carregado, mas com 4 vezes o volume de energia.

– O supercharger necessita de mais potência para se movimentar do que um motor V8 Hemi original produz.

– Mesmo com quase 3000 CFM de ar que está sendo empurrado pelo supercharger, a mistura de combustível é comprimida em uma forma quase sólida antes da ignição. Os cilindros chegam à beira de um calço hidráulico.

– Magnetos duplos aplicam cerca de 44 ampères em cada vela de ignição. Isso produz um arco de solda em cada cilindro.

– Os eletrodos das velas são totalmente consumidos durante uma passagem. Depois da metade do caminho, o motor funciona como um diesel, na base da compressão. O motor só pode ser desligado cortando seu fluxo de combustível.

– Pela estequiometria 1,7:1 mistura ar/combustível (para nitrometano), as temperaturas das chamas chegam a 3900 graus Célsius.

– O nitrometano queima amarelo. A incrível chama branca vista após a saída do escapamento durante a noite é hidrogênio queimando cru, dissociado do vapor d’agua da atmosfera pelos gases de escape incandescentes.

– Se uma centelha falha mesmo que momentaneamente no início da corrida, o nitro não queimado acumula-se nos cilindros e então explode com uma força que pode destruir os cabeçotes em pedaços ou partir o bloco ao meio.

– Dragsters chegam a mais de 480 km/h antes de você ter lido esta frase.

– Um Dragster Top Fuel NHRA acelera de 0 a 160 km/h em menos de 0,8 segundos

– Uma bomba de combustível de um Dragster Top Fuel da NHRA e de um Funny Car, possui acionamento mecânico e é ligada diretamente ao eixo virabrequim. Fornece cerca de 250 litros de combustível por minuto.

– Dependendo do tamanho e ângulo, a grande asa traseira em um Dragster Top Fuel desenvolve entre 275 kg a 550 kg de downforce. Isso é feito para que os pneus mantenham-se no solo melhorando a capacidade de tração.

Enquanto pneus dianteiro duram praticamente toda a temporada, os pneus traseiros usados em Dragsters TOP Fuel e Funny Cars desgastam após quatro a seis largadas, ou cerca de 3 quilômetros.

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